Curiosidades

A luz do vaga-lume



Vaga-lumes ou pirilampos são insetos das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae muito conhecidos por sua bioluminescência, isto é, sua capacidade de produzir e emitir luz. Essas espécies são dotadas de órgãos fosforescentes na parte inferior de seus segmentos abdominais, responsáveis pelas emissões luminosas.

A bioluminescência é causada pela transformação da energia química em energia luminosa. Esse processo, chamado de "oxidação biológica", permite que a energia luminosa seja produzida sem que haja a produção de calor. Esse processo ocorre da seguinte maneira: uma molécula de luciferina é oxidada, formando uma molécula de oxiluciferina; quando essa molécula perde sua energia, emite a luz.




Esses insetos possuem total controle sobre a emissão de luz, uma vez que o tecido que provoca essa emissão é ligado à traquéia e ao cérebro do vaga-lume. O inseto usa sua bioluminescência para chamar a atenção de seu parceiro ou parceira, por isso, essa habilidade é muito importante no processo de reprodução dessas espécies. Nesse sentido, a iluminação artificial das cidades, que é mais forte, anula a bioluminescência dos vaga-lumes, afetando diretamente o seu processo de reprodução.

Fonte: Mundo Educação » Curiosidades » A luz do vaga-lume








Bocejo

Bocejo define-se por uma ação involuntária, na qual faz abrir bem a boca e respirar fundo. Ação involuntária, porque é feita antes mesmo do nascimento; algumas pesquisas demonstraram que fetos de 11 semanas bocejam.



O mecanismo do bocejo envolve várias partes do corpo, primeiramente a boca se abre e o queixo cai, movimento que permite a inalação da maior quantidade possível de ar. Posteriormente, os pulmões se enchem de ar, fazendo com que os músculos abdominais se flexionem, empurrando o diafragma para baixo. Os pulmões se expandem ao máximo, e uma porção do ar é expulsa para fora do corpo.



Explica-se que o bocejo é produzido pela fadiga, sonolência ou tédio, porém os cientistas estão descobrindo que as suas causas são bem mais complexas. Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, ou sua finalidade, já que não foram realizadas muitas pesquisas sobre o assunto, existem três teorias comuns que tentam explicá-lo: teoria física, teoria da evolução e teoria do tédio.



A teoria física aponta que o bocejo é um processo induzido pelo corpo, como forma de obter mais oxigênio e fazer com que o excesso de dióxido de carbono seja liberado. A teoria da evolução defende a idéia de que o bocejo tenha iniciado com homens primitivos que tinham o hábito de bocejar para mostrar seus dentes. A teoria do tédio enuncia que o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência.


Algumas curiosidades sobre o bocejo:

• Quando você lê algo sobre o bocejo, o faz bocejar;

• O bocejo tem duração média de seis segundos;

• Durante o bocejo os batimentos do coração podem ser aumentados em até 30%.



 PS: Durante esta reportagem, quantas vezes bocejou ?  


Fonte: Mundo Educação » Curiosidades » Bocejo